Nota feita à mão é uma rotina ultrapassada. A Nota Fiscal Eletrônica facilita a vida do empresário, pois é mais fácil de fazer, armazenar e menos suscetível a erros. No entanto, é preciso saber preenchê-las corretamente e entender para que servem.
Para os empresários as notas fiscais auxiliam no controle de entrada e saída e no pagamento de impostos, além de servir como prova da legitimidade do negócio durante auditorias e fiscalizações.
Para o consumidor serve como comprovante de compra para solicitar garantia, troca ou devolução e, como documento fiscal para prestar contas à Receita Federal (para abater despesas na declaração de imposto de renda, por exemplo).
Portanto, as notas fiscais são a base de uma relação comercial de confiança e a garantia da reputação de uma empresa no mercado.
A emissão em ambiente digital traz muitas vantagens, inclusive a redução de erros de preenchimento – como letras ilegíveis ou leitura duvidosa e esquecimento de determinados campos. Atualmente, o envio pode ser feito por e-mail, mas você também pode enfrentar o problema de perda de arquivos.