O que é margem de contribuição e como calcular?
Para entender a margem de contribuição faz-se necessário compreender que o dinheiro das vendas que você recebe não é igual a 100% de lucro, afinal não há margem de lucro para chegar a esse valor.
O conceito de margem de contribuição baseia-se no seguinte: todo produto ou serviço vendido contribui com algum valor para as despesas fixas da sua empresa, como impostos.
Compreender a rentabilidade do seu negócio é fundamental. Embora existam muitas métricas de lucratividade diferentes a serem exploradas – da margem bruta à margem de lucro líquido – a margem de contribuição pode ajudá-lo a entender o impacto que um determinado produto tem na lucratividade de uma empresa.
Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber para usar esse indicador a seu favor!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é o valor pelo qual a receita de vendas da sua empresa excede seus custos variáveis. Esta é outra maneira de olhar para o lucro.
Simplificando, sempre que você entrega um serviço ou produto e deduz os custos variáveis associados à entrega desse produto, a receita restante é a margem de contribuição. Em outras palavras, é uma análise do valor de sua contribuição de vendas para custos fixos e lucros.
O mais importante é entender que a margem de contribuição é uma boa maneira de decidir se deve ou não reduzir um determinado custo.
Além disso, essa métrica é uma parte importante da análise do ponto de equilíbrio de uma empresa.
Como calcular a margem de contribuição
Vamos te ensinar uma forma bem prática de calcular margem de contribuição sem erros e dificuldades.
O cálculo da margem de contribuição é muito simples. Para isso, aplique a seguinte fórmula:
margem de contribuição = valor de vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Observe que esta fórmula representa a margem total. Existe outro tipo de contribuição marginal, que é a contribuição marginal unitária.
A margem por unidade representa a contribuição que cada produto ou serviço faz, individualmente, para cobrir todas as despesas da organização. Para calcular, use a seguinte fórmula:
margem de contribuição unitária = preço de venda – ( custo variável unitário + despesa variável unitária)
Como vimos, a margem de contribuição é uma ferramenta inestimável de apoio à tomada de decisão, mas é importante ressaltar que, para o uso adequado da margem, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados que possam analisar de forma eficaz por meio de uma sólida análise financeira. gerir.
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