Ao enviar a sua declaração do Imposto de Renda a Receita Federal irá cruzar suas informações com as demais recebidas e caso seja encontrado algum tipo de divergência, ela irá passar por uma análise mais aprofundada e esse procedimento ficou conhecido popularmente como Malha Fina.
Quando isso acontece é possível fazer uma retificação na declaração, desde que você ainda não tenha recebido o termo de intimação, para isto é importante ter uma equipe contábil competente para ajudar a entender qual foi o erro e tentar revertê-lo sem que seja aplicado multas ou outras punições.
Se você acredita que não tem erros na sua declaração é importante apresentar os documentos que comprovem e o contador deve apresentá-los através do portal e-CAC
É importante lembrar também que a apresentação antecipada de documentos não elimina a possibilidade de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, mas se antecipar te dará tempo para resolver os problemas que possam acontecer sem correr o risco de perder o prazo.
Nos casos de intimação fiscal, também é necessário apresentar os documentos que comprovem as informações e preencher os dados solicitados e se estiver tudo certo em pouco tempo sua declaração será liberada.
Já nos casos de notificação de lançamento é um pouco mais complexo, pois se você recebeu é porque a Receita encontrou alguma irregularidade e provavelmente deve ter acontecido alguma infração à legislação tributária por meio das informações apresentadas e cruzadas na base de dados; você terá o prazo de 30 dias, contados a partir da data da notificação para pagar o débito, parcelar a dívida ou mesmo solicitar uma retificação.
Por isso, é importante não deixar para declarar o imposto na última hora e contar com profissionais como os do Delroma, que são altamente qualificados e experientes para te ajudar, clique no link e saiba mais!