Blog

Os principais erros na hora de empreender

Na hora de empreender, principalmente se for abrir seu primeiro negócio, alguns erros e falhas serão inevitáveis. Afinal, é a primeira vez que estará colocando em prática tudo o que planejou.

Porém é possível evitar alguns erros se você já conhece os mais comuns e como tudo na vida, se você não tem experiência prática de alguma coisa, aprenda com os erros dos outros! Assim você evitará que também sejam seus.

Listamos para você os principais erros e falhas quando alguém inicia um negócio:

1 – Não ter um bom plano de negócios para começar:
Bem, na hora de empreender, é preciso reunir o maior volume possível de informações úteis sobre o mercado, o produto/serviço, os clientes, concorrentes, fornecedores, etc.
Há uma lista, um passo a passo a seguir para planejar primeiro a empresa no papel antes de colocá-la em prática.
É de suma importância estimar a receita, as despesas, os custos, investimentos; e ter conhecimento básico sobre fluxo de caixa, capital de giro, finanças, etc. Sem planejamento ficará mais difícil ter sucesso no seu negócio.

2 – Retirar todo o caixa da empresa:
Não sacar todo o dinheiro da empresa é um dos principais desafios do pequeno empreendedor. Na maioria das vezes ele quer ver logo os resultados, o desejo de consumo pessoal fala mais alto e ele acaba sacrificando o caixa da empresa, ou seja sua galinha dos ovos de ouro.
No entanto, a empresa precisa de muita atenção e investimento no início para decolar e se estabilizar no mercado, e para isso, é preciso investimento contínuo em produtos/serviços, em tecnologia, capacitação do time, marketing, inovações etc.
E retirar todo dinheiro da empresa para o consumo imediato vai prejudicá-la a ponto de inviabilizar a continuidade do negócio. Então, é preciso controlar as expectativas, ter muito planejamento e paciência!
E a forma de conseguir disciplinar as retiradas, é determinando um valor fixo ou um percentual sobre os lucros para cada sócio. Da parcela restante parte deverá ficar no caixa, e parte deve ser reinvestida – sempre seguindo a capacidade da empresa e não o desejo dos sócios. Desta forma, com regras muito claras e precisas, o sucesso do negócio estará mais próximo!

3 – Escolher o regime tributário errado:
A tributação da empresa será uma variável importantíssima, pois representa uma boa parcela do faturamento ou do lucro da atividade. Se a opção tributária não for a mais vantajosa e com a melhor performance para a estratégia do negócio, certamente será uma dificuldade a mais para o empreendedor. O lucro pode ser todo consumido pelo pagamento de impostos se estiver com o planejamento incorreto.

4 – Não investir o suficiente na gestão e melhorias do negócio:
Com o crescimento do negócio, é preciso garantir a continuidade dessa expansão e agora que você já sabe a importância do controle do caixa da empresa e das suas retiradas, vamos pensar nas melhorias, que necessariamente deverão ser contínuas.
Você deverá se atentar sempre para as melhorias em processos internos, gestão de pessoas, capacitação, estratégia, marketing, etc, como também nas melhorias da gestão do negócio, principalmente a gestão financeira.
A gestão financeira deverá ser a mais automatizada possível para que as informações estejam disponíveis em tempo real para os gestores e para você ter o controle e indicadores preciosos para enxergar a realidade da sua empresa e aprimorar suas estratégias de sucesso.

5 – Demorar para entender o contexto e mudar as estratégias:
Você já ouviu falar que tempo é dinheiro? Quando você demora para fazer mudanças, rever estratégias e posicionamentos isso com certeza será fatal para a sua empresa, seja no início das atividades ou em uma empresa já estabelecida.
Por isso, é essencial entender o mercado, a performance do marketing, das vendas, enfim, ter um olhar sistêmico para tudo que envolve a empresa e corrigir a sua rota sempre que necessário e de forma ágil!
É preciso enxergar e aceitar que algo está dando errado, mesmo que contrarie sua opinião e cultura. Muitas vezes as empresas se deparam com o momento de se reinventar, ainda mais nesses tempos de pandemia que acelerou tantos processos tecnológicos, de comunicação e hábitos e quem não se reinventar ou fizer o mínimo de ações inovadoras necessárias, poderá não se sustentar por muito tempo no mercado.

Estar amparado por um bom escritório contábil é essencial para qualquer empresa, pois o profissional te dará insights baseados no seu cenário contábil que te ajudarão a tomar decisões mais assertivas para o seu negócio. E nós podemos te ajudar! Preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato, clique aqui.

Leia também:
14/06/2024
Contabilidade Agro

Mantenha a Contabilidade da Sua Fazenda em Dia: Dicas Essenciais para Produtores Rurais

Agora que o período do IRPF ficou para trás, é o momento perfeito para colocar a contabilidade da...
Ler mais
31/01/2024
Delroma Contabilidade

Tendências para 2024 que podem impactar o seu negócio-Adaptação à Nova Legislação Tributária

 Mudanças na legislação podem impactar sua empresa. Conte com o Delroma para uma assessoria contábil...
Ler mais
29/01/2024
Delroma Contabilidade

Empresário, conheça nossos serviços-Abertura de empresas

-Assessoria contábil -Planejamento tributário -Folha de pagamento -Agronegócio (AgroValor) Está...
Ler mais

PARCEIROS