A pandemia trouxe mudanças profundas, e inesperadas para todas as áreas. E no empreendedorismo feminino não seria diferente. Portanto, o Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mapeou as mudanças feitas por mulheres para driblar a crise, manter, e até mesmo expandir seus negócios.
Rápida adaptação
A pesquisa apontou que pequenos negócios fundados por mulheres demonstraram rápida adaptabilidade e criação de soluções como venda online, que contribuíram e geraram bons resultados no setor.
Estratégias inovadoras
O mesmo estudo também mostrou que as mulheres foram mais ágeis e adotaram estratégias de inovação, durante a pandemia. E 11% das entrevistadas, informaram que fizeram mudanças inovadoras em seus negócios.
Presença digital
Outro diferencial comprovado pela pesquisa, é que 71% das mulheres se tornaram mais presentes em redes sociais, aplicativos e internet no que se refere a comercialização de produtos e serviços.
Driblando a crise
O estudo apontou também que durante a pandemia, as mulheres mudaram as suas estratégias de negócio ao invés de cortar custos. Mantendo seus negócios abertos e com planos de crescimento.