Sabemos que o Brasil é um dos países com impostos mais caros do mundo e, para o empreendedor, muitas vezes, ver boa parte do seu faturamento destinado ao pagamento destas taxas é motivo de fechar as portas, por isso listamos 5 dicas para sua empresa pagar menos impostos.
01 – Checklist financeiro: Anote valores atuais e projeções de faturamento mensal, despesas operacionais, número de colaboradores e qual o salário de cada um, margem de lucro e seu pró-labore. Todos eles vão impactar no quanto você irá pagar de imposto.
02 – Verifique o enquadramento: Os principais são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada um atende a determinado porte e estágio da empresa, e vai ditar quais guias de tributação você terá de recolher.
03 – Seja organizado: Organize em uma planilha quais as guias devem ser pagas, suas respectivas datas de emissão e recolhimento. Com a visão exata do cenário tributário, suas decisões serão mais assertivas e sem surpresas desagradáveis.
04 – Não atrase pagamentos: Evite multas e bloqueios judiciais por atrasos no recolhimento dos impostos. Apesar de desafogar as contas momentaneamente, essa estratégia pode custar mais caro no futuro: além de multas e bloqueios judiciais pelos atrasos, a dívida pode durar anos devido aos juros atrelados à taxa Selic.
05 – Fique atento à mudanças: Alterações e criação de novas obrigações perante a lei são bem comuns, então revise seu planejamento tributário periodicamente para não ser prejudicado pelas atualizações.